As melhores dicas para cuidar bem dos pneus. Compre Pneus com seguraça

0

Pneu sempre calibrado aumenta em  25% de vida útil.

O que a maioria dos usuários esquece é que o pneu não é só um componente importante para a performance do transporte, mas essencial à segurança. Não é só o pneu careca que oferece risco: 75% dos motoristas não se preocupam com a calibragem dos pneus, e 25% não seguem as recomendações do fabricante.
Fabricado para atender os hábitos de consumo, as condições climáticas e as características do sistema viário existente em cada país, o pneu é parte fundamental do cotidiano das pessoas.

Pressão dos Pneus “calibração PSI”

Calibre sempre conforme o manual do veículo. Baixa pressão para evitar ruídos na rodagem. Mas há outro fator ainda mais importante que contribui para a fadiga dos componentes: a calibragem com os pneus aquecidos. A indicação, é calibrar somente quando os pneus estiverem frios – ou seja, em geral, pela manhã –, porque as partículas de ar dentro da câmara estão mais estáveis. “Se o pneu está aquecido, as partículas estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande”. Isso faz com que a calibragem pareça uma coisa e seja outra: “Você põe a mangueira e dá a impressão de que está colocando ar, mas na verdade está é saindo ar”. Ou seja, você observa o calibrador marcando 28 mas a pressão está em 22, um valor abaixo do recomendado.
Na lateal dos pneus, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projetados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI.
Verifique os pneus para saber qual é a máxima pressão que suportam. Uma prática aceitável é rodar com uma calibragem ligeiramente abaixo dos valores indicados.Quanto maior a quantidade de carga, mais ar deve ser colocado nos pneus, especialmente nos da parte traseira, para evitar a fadiga dos componentes do material. Conforme o peso da carga, é aconselhável às vezes que se ponha 2 a 3 libras a mais no conjunto traseiro, especialmente quando se vai viajar. Embora a duração de um pneu dependa de variáveis como peso de carga, temperatura e pressão, o uso correto da calibragem garante a eles pelo menos 25% mais de vida útil, um percentual que vale a pena ser considerado.

Segue a tabela para exemplificar.

– Aro 13: em média, 26 libras
– Aro 14: 28 a 30 libras
– Aro 15: 28 a 31 libras

 

Alinhamento de Direção.

Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.
Também é importante verificar o alinhamento antes e depois da troca do pneu. Se você sair da loja e o carro estiver puxando para algum dos lados em reta, em pista plana, volte e peça a verificação. Explique o sintoma e, se necessário, deixe que o técnico dê uma volta com o carro.
A falta de alinhamento provocará o desgaste irregular dos pneus. E a falta de balanceamento também contribui para um desgaste prematuro deles.

Cambagem nem sempre é necessária.

Ao contrário do balanceamento, a troca dos pneus não exige sempre a alteração da cambagem, que é a inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical.

É sempre bom verificá-la, mas a mudança só será necessária se você teve um impacto forte na roda – alguma colisão, se passou por buraco expressivo ou pegou uma guia de calçada.

Caso ouça que precisa fazer a correção e não tenha passado por nenhuma das situações citadas acima, consulte uma segunda opinião.

Alguns veículos nem permitem regulagem da cambagem, mas só quem faz o alinhamento sabe isso. Você pode ligar na concessionária e perguntar se o seu carro tem esse recurso. Nesses veículos, quando realmente há necessidade de corrigir a inclinação da roda, o serviço é feito com macacos hidráulicos.

Fiorino em São José dos Campos
Motoboy encontre um.
Fretes para Van. 
Caminhão para Mundança.

novembro 6, 2014 |

Deixe uma resposta

© 2017 Vale Frete | SJC. All Rights Reserved. Vale Frete - SJC
%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas